Virtude das plantas: Jasmim

Virtude das plantas: Jasmim


informações sobre os diversos usos terapeuticos da flor ou planta aqui neste caso o jasmim.

 As Virtudes do Jasmim

 

O jasmim é uma flor cujo odor doce povoou minha infância, até hoje o cheiro que exala dele principalmente a noite, me leva meu pensamento ao verão, a coisas boas. Bem, assim o odor participa da vida com lembranças e sensações. São 537 espécies de suas flores crescem em vários locais do planeta na Argélia, Marrocos, Egito, Itália, França e no Brasil. Com vários nomes populares Jasmim manga, Jasmim do cabo esta planta/flor que pertence a família botânica das Oleaceae , algumas das espécies são: Jasminum azoricum ou Jasmim-dos-açores, Jasminum mesnyi ou Jasmim-amarelo (sem aroma), Jasminum nitidum, ou Jasmim-estrela, Jasminum officinal, ou Jasmim-verdadeiro, Jasminum polyanthum, ou Jasmim-dos-poetas, Jasminum angulare, Jasminum angustifolium, Jasminum attenuatum, Jasminum auriculatum,Jasminum beesianum, Jasminum capense, Jasminum elegans,Jasminum grandiflorum conhecida também como jasmim espanhol, cultivada pela perfumaria Grasse, tem grandes flores brancas tingidas de vermelho por fora) e assim por diante.

“O jasmim é uma planta quente, revigorante. Aquece as entranhas facilita o parto, é útil para tosse, deficiências respiratórias, dispersa humores incipientes...”

“aquece, suaviza os nervos e tendões...remove as doenças do útero e cólicas” (Nicholas Culpeper).

O óleo de jasmim atua preponderantemente no aspecto emocional e psicossomático,embora tenha efeitos fisiológicos. É um sedativo para os nervos e estimulante.

A reputação do jasmim como afrodisíaco fez com que fosse usado em poções de amor. Usado para tratamento de gonorréia, problemas de próstata, é usado na feitura de vários ungüentos na Índia,  nos cerimoniais, em colares e braceletes como enfeite e oferenda.

O chá de jasmim é muito apreciado na China, suas flores são usadas na culinária da Indonésia, os conquistadores mouros levaram o jasmim para a Espanha.

O óleo de jasmim do jasminum officinalis ou grandiflorum tem a qualidade de ser afrodisíaco, anti-depressivo, anti-estresse, alivia tensões e bloqueios emocionais, aumenta auto-estima, auto-confiança. É pena que seja caro!

No corpo facilita o parto, alivia a dor, equilibra os hormônios, aumenta o leite materno e estabelece ligação profunda entre a mãe e o bebê. Alivia espasmos uterinos, útil no tratamento de infecções vaginais, tem a reputação de aumentar os espermatozóides aumentando a fertilidade, devido ao fato de relaxar influência positivamente os casos de ejaculação precoce, impotência, frigidez.

Na pele age como bálsamo e tônico muito eficaz nos casos de pele seca e sensível, se misturado a outros óleos como lavanda e mandarina aumenta a elasticidade da pele e suaviza marcas de expressão e cicatrizes.

O uso é contra-indicado na gravidez, exceto no momento do parto a fim de facilitar o mesmo.

Na medicina ayurvédica é usado para aclamar os nervos, aliviar períodos menstruais dolorosos, cefaléias associadas à tensão, trata infecções em especial respiratórias e do sistema geniturinário.

Na homeopatia a tintura mãe do jasmim é a conhecida Gelsemium.

Como essência floral temos no Sistema de Saint Germain a essência floral: Jasmim Madagascar (nome botânico: Stephanotis floribunda). Trabalha a situação “engole sapo”, desbloqueia o chacra laríngeo. Este floral vem trabalhar a pessoa que viveu situação de muito sofrimento, acuada e teve que se calar para não sofrer agressões físicas, morte, ou maus tratos, ou se calam por motivo medo de perder emprego; ou mesmo para aqueles que têm como característica de personalidade se calar a fim de evitar conflitos ou expor seu ponto de vista por timidez ou distanciamento.

No Sistema Minas: Jasminum (nome botânico: Jasminum officinalis (L.) Strokes):

Indicada para auxiliar a vencer a resistência de velhos hábitos, libertar de devaneios, fantasias relativos à falsa imagem. Esta essência trabalha a regeneração psíquica.

 

No sistema da Califórnia, FES (Flower Essence Society) temos o Jasmine (nome botânico: Jasminum officinalis) com características semelhantes ao do Sistema Minas. É indicado para vencer a resistência a velhos hábitos, regenerador psíquico, para

autoestima, libertar da falsa imagem e  o Star Jasmine (Trachelosperunum jasminoides) o jasmim estrelado indicado para expulsar mucosidade, amplia o olfato, atenua rivalidades, promove clareza mental.

 

E viva o perfume do jasmim!