Os benefícios do Litsea Cubeba na saúde

Os benefícios do Litsea Cubeba na saúde

este óleo essencial similar no odor ao capim limão, cidreira ou lemongrass é maravilhoso para depressão e tem outros benefícios citados aqui.

A planta é nativa da Ásia e cultivada principalmente na China, Malásia e Java. Foi destilada pela primeira vez nos anos 50 e é normalmente utilizada na culinária chinesa.

Litsea cubeba é às vezes chamada de May Chang ou pimenta chinesa. O óleo possui alta concentração de citral, similar à verbena e lemongrass. Por isso compete em popularidade com o lemongrass, porém este último tem efeito mais prolongado.

Sub-espécie da Lavanda com maior concentração de cânfora, é suave sedativo, repelente de insetos, analgésico e cicatrizante. É refrescante.

Efeitos: energizante, estimulante e animador.
Características: Nome botânico: Litsea Cubeba
Descrição: uma árvore que cresce até 10 metros, com folhas verdes brilhantes em forma de lança, em troncos finos que carrega flores brancas e frutos verdes redondos e pequenos (do tamanho de grãos de pimenta). Odor: forte, doce, cítrico Cor: amarelo palha a amarelo, Cheiro citrado, frutado, com tons florais, semelhante a lima.
Mistura-se bem com óleo de: manjericão ou basílico, gerânio, lavanda, laranja, petitgrain, alecrim, ylang ylang, rosa, gengibre, verbena, jasmim, neroli, bergamota.

 Utilize em pequenas quantidades. Poderá causar irritação à pele.

Método de produção do óleo: através de destilação a vapor dos frutos da Litsea cubeba.

Propriedades: anti-séptico, anti-depressivo, adstringente, bactericida, carminativo, galactogogo, insecticida, estimulante, hipotensivo, anti-inflamatório e tónico. Atribuem-se-lhe propriedades carcinoestáticas. É considerado uma alternativa à verbena, com propriedades terapêuticas semelhantes a uma fracção do custo.

A Litsea Cubeba tem um forte efeito na psique e é utilizado contra depressão, nervosismo, ansiedade e estresse e promove clareza mental, també problemas respiratórios.

Apenas umas gotinhas desse óleo essencial na água morna dá um excelente escalda pés! Traz conforto e bem estar.

É um excelente tonificante e auxilia no controle da acne e pele oleosa.

Também é bom para dores musculares e tensões relacionadas ao estresse

Também problema de indigestão.

É refrescante e estimulante. Tonifica os tecidos.

Usos mais comuns: fraqueza física e psicológica, depressão, problemas respiratórios como bronquite e asma, estados de "baixa energia", ajuda nas doenças coronárias, estimulante digestivo, alivia a flatulência e aumenta o apetite em pessoas debilitadas, equilibra pelos e cabelos oleosos, pode ter efeitos benéficos em casos de cancro.

Propriedades psicológicas, emocionais e espirituais atribuídas pela sabedoria popular: ajuda a afastar estados de espírito negativos e energias nefastas. Cria um ambiente mais positivo e "ensolarado". Excelente na depressão! 

Contraindicações e efeitos secundários: normalmente bem tolerado mas pode ser irritante em peles mais sensíveis.

Litsea Cubeba é usado como ingrediente em sabonetes, spray de ambiente, óleo de massagem, perfumes e desodorantes.

Pequena história sobre o uso desse óleo essencial de excelente custo-benefício:

Certa vez uma aluna minha que fez o curso de aromaterapia adquiriru comigo alguns óelos essenciais e uma deles era o litsea cubeba. Coincidnetemente o porteiro do predio dessa aluna era muito sério, nunca sorria, muito fechado, parecia rabugento. No pacote enviado ouve derramamento justamente do óleo de litsea cubeba. O óleo exalava pela caixa! Este porteiro entregou a caixa sorrindo dizendo que parecia que" um anjo tinha passado por ali". 

A natureza traz benefíicos, muitos ainda desconhecidos pela maioria da população, são simples, singelas.

Então vamos aproveitar e usar para nosso benefício e bem estar.