VOCÊ CONHECE OS USOS DO ÓLEO DE MAY CHANG OU PIMENTA CHINESA.

VOCÊ CONHECE OS USOS DO ÓLEO DE MAY CHANG OU PIMENTA CHINESA.

   Profª.Rosangela Vecchi Bittar  

   registro CONAFLOR/RIOFLOR 513          

  Mestre Facilitadora autorizada do Sistema Floral de Saint Germain desde 20

A planta é nativa da Ásia e cultivada principalmente na China, Malásia e Java. Foi destilada pela primeira vez nos anos 50 e é normalmente utilizada na culinária chinesa.

Litsea cubeba é às vezes chamada de May Chang ou pimenta chinesa. O óleo possui alta concentração de citral, similar à verbena e lemongrass. Por isso compete em popularidade com o lemongrass, porém este último tem efeito mais prolongado.

Sub-espécie da Lavanda com maior concentração de cânfora, é suave sedativo, repelente de insetos, analgésico e cicatrizante. É refrescante.

Efeitos: energizante, estimulante e animador.

Características: Nome botânico: Litsea Cubeba


Descrição: uma árvore que cresce até 10 metros, com folhas verdes brilhantes em forma de lança, em troncos finos que carrega flores brancas e frutos verdes redondos e pequenos (do tamanho de grãos de pimenta). Odor: forte, doce, cítrico Cor: amarelo palha a amarelo, Cheiro citrado, frutado, com tons florais, semelhante a lima.
Mistura-se bem com óleo de: manjericão ou basílico, gerânio, lavanda, laranja, petitgrain, alecrim, ylang ylang, rosa, gengibre, verbena, jasmim, neroli, bergamota.

 Utilize em pequenas quantidades. Poderá causar irritação à pele.

Método de produção do óleo: através de destilação a vapor dos frutos da Litsea cubeba.

Propriedades: anti-séptico, anti-depressivo, adstringente, bactericida, carminativo, galactogogo, insecticida, estimulante, hipotensivo, anti-inflamatório e tónico. Atribuem-se-lhe propriedades carcinoestáticas. É considerado uma alternativa à verbena, com propriedades terapêuticas semelhantes a uma fracção do custo.

A Litsea Cubeba tem um forte efeito na psique e é utilizado contra depressão, nervosismo, ansiedade e stress e promove clareza mental.

É um excelente tonificante e auxilia no controle da acne e pele oleosa. Também é bom para dores musculares e tensões relacionadas ao estresse, indigestão. É refrescante e estimulante. Tonifica os tecidos.

Usos mais comuns: fraqueza física e psicológica, depressão, problemas respiratórios como bronquite e asma, estados de "baixa energia", ajuda nas doenças coronárias, estimulante digestivo, alivia a flatulência e aumenta o apetite em pessoas debilitadas, equilibra pelos e cabelos oleosos, pode ter efeitos benéficos em casos de cancro.

Propriedades psicológicas, emocionais e espirituais atribuídas pela sabedoria popular: ajuda a afastar estados de espírito negativos e energias nefastas. Cria um ambiente mais positivo e "ensolarado".

Custo benefício bom.

Contraindicações e efeitos secundários: normalmente bem tolerado mas pode ser irritante em peles mais sensíveis. Evitar exposição ao sol após o uso deste óleo essencial. 

Litsea Cubeba é usado como ingrediente em sabonetes, spray de ambiente, óleo de massagem, perfumes e desodorantes.

Autoria Profª.Rosangela Vecchi Bittar

registro CONAFLOR/RIOFLOR 513

Mestre Facilitadora autorizada do Sistema Floral de Saint Germain desde 2012

Especialista em Terapia Floral pela UFPE – Reiki Master - Aromaterapeuta

http://www.fsg.com.br/cursos

Pesquisadora CNPQ  e Escritora. vejam meus livros!