A Energia de Cura do Dente –de-Leão.

A Energia de Cura do Dente –de-Leão.

TEXTO SOBRE A PLANTA CONHECIDA POPULARMENTE COMO DENTE-DE-LEÃO , SEU USO INTEGRAL E TAMBÉM NA FORMA DE ESSÊNCIA FLORAL.

A Energia de Cura do Dente –de-Leão.

O Dente de Leão o Taraxacum officinalis é uma planta perene originária da Europa e Ásia que pertence a família das compostas cujas flores tem a coloração amarela. Seu nome se origina da palavra grega taraxos que significa doença e akos que significa remédio.

No séculos X, já era usada pelos médicos árabes e no séculos XVI era um dos principais medicamentos das boticas inglesas. Estudos provam que o extrato de dente-de-leão duplica o volume e bílis produzido pelo fígado no espaço de 1(uma) hora após sua ingestão. A decocção de suas folhas, flores e raízes são tônicas, depurativas e levemente laxantes. Estimulam o fiado, rins, e eliminam uréia, colesterol e ácido úrico, purifica o sangue, é um remédio excelente para a má digestão, doenças reumáticas, celulite, distúrbios circulatórios, arteriosclerose, auxila nos regimes de emagrecimento.

Na cozinha as folhinhas novas do dente-de-leão combinam com saladas. Na cosmética seu chá feito bem forte clareia sardas, compressas à noite deixarão pele limpa e sedosa, pode-se completar o tratamento acrescentando no final o uso do chá anti-séptico de calêndula.

Sob o ponto de vista espiritual o café feito de suas raízes concede poderes psíquicos.

Como Essência Floral: no Sistema da Califórnia a essência floral é Dandelion indicada para os workolics, pessoas que fazem muitas atividades como desportistas excedem a capacidade física, elimina as tensões acumuladas nos músculos, relaxa. Esta essência ensina a prestar atenção as mensagens emocionais e necessidades do corpo físico. Equilibra e distenciona, permite que a energia flua em impedimentos. Segundo a Bárbara Espeche (no livro Flores da Califórnia II Sistema de Essências Pluralistas Repertório de Sintomas – Argentina, Ediciones Continente), no aspecto energético atua no emocional e etéreo, nos chakras cardíaco e solar. Corresponde ao arquétipo da intolerância, impaciência. Vale a pena incorpora-la nas massagens corporais.

Nos Florais Brasileiros: o Sistema de Florais de Minas a essência Taraxacum cujo nome botânico é Taraxacum officinalis Weber, é indicada para as personalidades que tem visão superficial e grosseira do cotidiano e dificuldades de assimilar a realidade, pois, analisam superficialmente. Esta essência amplia a vontade e o aprendizado espiritual. Aos fatos com mais critério e cuidado. Útil nos casos de resistência ao uso da Terapia Floral devido ao enrijecimento dos corpos físico e etéreo. Atua como depurativo de resíduos e impurezas do sangue.

Rosangela Vecchi Bittar

Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco - Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki - Aromaterapeuta – Cromoterapeuta