Aromaterapia: O seu sono vai bem?

Aromaterapia: O seu sono vai bem?


A aromaterapia , em que pode ajudar, a insônia

Aromaterapia na Vida e seu sono vai bem?

Prof. Rosangela Vecchi Bittar Há milhões de anos quando o homem descobriu o fogo, percebeu que ao queimar determinados arbustos e resinas exalavam cheiro. O emprego de fragrâncias começou nas antigas civilizações. Faziam-se oferendas aos deuses e se utilizavam para fins medicinais. Medicina e a religião caminhavam juntas, os sacerdotes eram profundos conhecedores dos atributos das plantas, ervas, feitura de elixires, venenos cujo conhecimento trazia poder. As primeiras referências históricas vieram do Oriente espacialmente ao Egito Antigo marcado pelas oferendas aos deuses entre eles ao Faraó que era considerado deus vivo e, portanto, nas tumbas sempre foram encontrados vasilhames contendo óleos essenciais.

 

 A palavra "aromaterapia" vem dos termos gregos “aroma” = odor agradável + “therapeia” = tratamento. Significa, literalmente, "tratamento através de odores agradáveis". Aromaterapia é uma terapia de natureza holística, que busca através do uso dos óleos essenciais puros e naturais auxiliar no cuidado do corpo, da mente e emoções e também da espiritualidade. Cada óleo essencial agirá de uma forma diferente no nosso corpo físico, no mental e emocional, de acordo com sua composição química.

 O uso frequente de essências aromáticas traz vários benefícios no dia-a-dia, pois proporciona o relaxamento, diminui o estresse cotidiano, ansiedade, depressão, equilibra, concede qualidade de vida, trata problemas de pele, respiratórios, climatério, tensão pré-menstrual, etc., perfuma o ambiente residencial, comercial e o interior do carro, ambiente hospitalar, recepção de consultórios, repele insetos e energias negativas, induz a meditação, concentração, permitindo o equilíbrio físico, mental e espiritual.

Atuação dos óleos aromáticos:

Físico: Orgânico celular, bioquímico e físico-estrutural,tecidos e sistemas, tonificando a circulação, sistema nervoso, depurando, estimulando glândulas, regenerando, cicatrizando, protegendo dos radicais livres, cuidando do sistema imunológico e muito mais.

Psicoemocional: Emoções, estados mentais (relaxa, tranquiliza combate ansiedade, stress, apatia, tensão, depressão, concede clareza mental, motiva, equilibra, estimula, restaura, revitaliza).

Energético-vital: Interação entre fontes de energia vital promovendo o equilíbrio integral, limpando e alinhando os chakras e meridianos. Espiritual: Conecta com a consciência superior, facilita estados meditativos, concede proteção e limpeza espiritual. Uma das questões que os óleos essenciais puros podem auxiliar é o sono.

Atualmente nos atendimentos recebemos muitas reclamações de insônia e a indicação na anamnese de má qualidade do sono . O bom sono estimula a imunidade, descansa o coração, refaz o cérebro e o sistema nervoso central, permite que os órgãos se recuperem, recompõe a musculatura, beneficia a pele, melhora o humor.

 

O fato de não dormir também afeta o corpo trazendo ao corpo físico problemas de dor, obesidade, etc.

 Para auxiliar ao bom sono temos como exemplo de indicação o óleo essencial de lavanda que acalma, traz relaxamento a mente e corpo, energeticamente limpa energias negativas que muitas vezes absorvemos na interação com pessoas e ambientes diariamente.

Com pode ser usado?

Colocar uma gota na fronte, na região do coronário (o alto da cabeça), no frontal entre os olhos e na região peitoral bem no centro. Outra opção de uso é colocar 5 gotas em dois litros de água e reservar.

Tomar o banho normal e ao final usar a água reservada com o óleo de lavanda e jogar no corpo podendo inclusive molhar a cabeça. Enxugar ligeiramente para não tirar o óleo residual que fica no corpo.

Também se pode usar num spray de ambientes, aspergindo na sua cama, em torno de seu corpo.

No emocional é um óleo essencial que ajuda a combater a angústia, ansiedade, o estresse diário, que geralmente prejudica o ato de dormir.