Geometria Sagrada: O que é lemniscata?

Geometria Sagrada: O que é lemniscata?


artigo explicando o simbolo do oito deitado, infinito, lemicasta

O que é lemniscata?

Por Rosangela Vecchi Bittar

A imagem é conhecida desde a Antiguidade, o nome Lemniscata é o famoso "oito deitado", tido como um símbolo do infinito. A razão de essa curva geométrica especial assumir tal significado é seu traço, contínuo, uma forma sem começo nem fim. Adotada por diversas linhas espirituais, ela simboliza, para os rosa-cruzes a evolução quando observada de dois lados: o fisico e o espiritual. Um dos anéis de lemniscata é a jornada do nascimento à morte, o outro da morte ao novo nascimento. 

Era símbolo usado pelos essênios em sua prática ancestral. Dizem que o período do qual não se tem registro da vida de Jesus, que ele tenha vivido com o povo essênio. Este povo foram os primeiros terapeutas e deles vieram as práticas como cura com as mãos e pelo som, e outros rituais adotados por religiões como o batismo, a páscoa.

O ponto central é considerado o portal entre os dois mundos. Essa figura aparece em antigos desenhos celtas e no caduceu (cetro)de Hermes, o deus grego da comunicação que leva as mensagens dos mortais para os deuses.

Traçar a lemniscata no ar é indicado para harmonizar a energia de pessoas e ambientes. Pode ser feito com as mãos no ar ou até usando um óleo essencial na massagem no corpo do massgeado ou com uma vareta de incenso ou com um spray ambiental desde que o gesto seja realizado com o pensamento direcionado para o alto em pensamento positivo, com fé e elevando a Deus e aos Mestres Ascensos. Pode ser usado para limpeza,harmonização e paz.

Na antroposofia (filosofia espiritual sistematizada pelo austriáco Rudolf Steiner no século 19), a lemniscata ocupa um papel centralporque representa o equilíbrio dinâmico, perfeito e rítmico do corpo.

A forma geométrica da lemniscata é a base de muitos processos antroposóficos: desde a dinamização de medicamentos até a criaçãode estruturas arquitetônicas, movimentos da euritmia, desenhos da terapia artística,etc.

Curiosidade: No tarô que tem sua origem no Antigo Egito, a lemniscata aparece em duas cartas: ela flutua acima das cabeças do Mago (carta 1) e no personagem que força a abertura da boca do Leão na carta 11, a Força. No livro Meditações sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô (Edições Paulinas), lê-se que a lemniscata simboliza o ritmo, a respiração e a circulação (o desenho tem claramente dois ciclos). Ela é então o símbolo do ritmo eterno, que circula infinitamente ou da eternidade, energia infinita,de harmonia.

Pode ser acrescentado aos símbolos do Reiki para quem já é iniciado nesta prática. Use-a com sabedoria e responsabilidade! Use-o para ajudar o próximo e se auto-ajudar.