O que é Saúde, o que é o Adoecimento segundo as Práticas Integrativas e Complementares.
contextualizando o conceito de saúde versus doença dentro do paradigma do ser integral que permeia as práticas complementares a saúde.
O que é Saúde, o que é o Adoecimento segundo as Práticas Integrativas e Complementares.
As Práticas Integrativas e Complementares segundo o Ministério da Saúde, são as práticas de promoção, prevenção e proteção a saúde sob o ponto de vista de saúde integral do homem no meio social em que vive respeitando as singularidades de cada um, e está inserida no departamento de Atenção Básica .
Entendamos saúde integral , conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde OMS , é olhar o indivíduo de forma multifacetada: o físico, o mental, emocional e espiritual.
O corpo humano está em constante estado de atividade e modificação, não é só carne e ossos, é o cálice que abriga nossos pensamentos, nossas emoções nosso espírito.
E responde a todo estímulo seja promovido pelos nossos pensamentos positivos ou não, por nossas crenças internalizadas , que se confrontam com as experiências vividas produzindo emoções diversas, seja de amor, raiva, mágoa, decepção, alegria, saudade, pena, solidão, impotência, e muito mais. Cotidianamente, também, enfrentamos estímulos externos, em casa nos afazeres domésticos, na relações interpessoais, no cuidado a nossos entes queridos, desempenhando nosso papel na família, na sociedade e no trabalho, enfrentando o estresse do convívio com as diferenças, no choque com as realidades , o mundo moderno estabelece padrões que muitas vezes nos faz perder nosso ritmo interno devido as obrigações assumidas.
Nem todas as pessoas sentem-se da mesma forma diante da mesma situação, somos indivíduos singulares. Cada um reage de uma maneira diferenciada a mesma experiência. Nosso corpo arquiva estas experiências de acordo a forma que nos sentimos, interpretamos estas situações do viver. Nosso corpo responde a nossos pensamentos através da somatização criando doenças no mental ( depressão, pânico, desespero, angústia, ansiedade) até chegar ao corpo físico.
Então o que podemos considerar como saúde?
Saúde é a aceitação da vida com todas as imperfeições e contradições deixando fluir pelo fluxo da vida.
É metabolizar as experiências vividas onde cada um de nós assume a responsabilidade pelos desafios e lições de vida.
É o estado equilibrado entre o corpo, mente e espírito.
Como os pensamentos influenciam a saúde e o bem estar?
A liberação excessiva de hormônios causada pelo estresse afeta nossa saúde (adrenalina, noradrenalina e cortisol).
O cortisol por exemplo enfraquece nosso sistema imunológico.
A adrenalina afeta a ovulação e interfere na fertilidade.
A causa do estresse reside em nossos pensamentos, não atribuir limites ...não metabolizar pensamentos e experiências.
O que é doença?
Doença é a sinalização do corpo que algo não vai bem.
Os desequilíbrios ficam internalizados, a entidade-doença não contabiliza tempo, ela se alimenta permanentemente de pensamentos não liberados que emitimos diariamente acumula-se através dos anos.
Quando não falamos o corpo fala através dos sintomas apresentados.
A doença pode originar-se na infância devido a compreensão errônea de um acontecimento. Por outro lado, pode também ter sido gerada devido a um sentimento devastador-trauma, sentimentos reprimidos, conflitos mentais etc. Adoecemos fisicamente quando algum tipo de stress derruba a ordem natural (o equilíbrio), a doença antes de se manifestar no corpo físico, apresenta rupturas na harmonia nos campos mental e emocional.
Dr. Edward Bach, em 1928, já dizia :“A doença é, em essência, o resultado do conflito entre alma e mente”... Enquanto nossa alma e personalidade estão em harmonia, tudo são prazer e paz, felicidade e saúde. “Quando nossas personalidades são desviadas do caminho traçado para a alma, quer por nossa própria vontade mundana, quer pela persuasão de terceiros surge o conflito”.
Assim, os precisamos nos cuidar a raiva, o medo, a tristeza, a mágoa e outras emoções correlatas abrem as portas para o adoecimento físico e espiritual. Portanto, devemos empregar todas as forças no sentido de conduzirmos de forma mais suave nossas vidas, desta forma as Práticas Integrativas podem auxiliar a todos seja através da Homeopatia, da Terapia Floral, da Acupuntura, Massagens, Dança, Yoga, e outras práticas que apaziguam nossa alma e aliviam nos aliviam das pesadas cargas que assumimos ao longo de nossa existência.
sobre a autora do artigo Profª Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE
Florais de Saint Germain, Bach, California, Minas e Pacifico.
Registrada no Conaflor Rioflor 513 -Terapeuta Floral desde 1992
Prof.ª Oficial do Sistema Floral de Saint Germain desde 2012.
Florais - Aromaterapeuta - Mestre em Reiki - Bioletrografista - Cromoterapeuta - Bioletrografista
Escritora e Pesquisadora - livros e cursos on line e presenciais
acesse site equilibriofloralsaude.com
facebook Rosangela Vecchi Bittar Florais
instagran prof_rosangelavbittar