Reflexões e ensinamentos sobre o chacra básico

Reflexões e ensinamentos sobre o chacra básico

artigo com informações sobre o chacra básico e suas disfunções na vida.

Compreendendo os Chacras Básico e suas disfunções

Por Rosangela Vecchi Bittar 

Especialista em Terapia Floral pela UFPE

Os chacras ou chakras são centros de energia que nos ligam ao Universo multidimensional, são portais existentes em nosso corpo sutil que captam e processam energia vibracional. Chacra básico ou coccigiano - sistema fisiológico se desenvolve de 0 a 7 anos

Exterioriza-se como a glândula supra-renal,  base da coluna vertebral, sistema de eliminação e possui vibração de cor vermelha.

Reflete a forma que nos sentimos na terra, nossa capacidade de fixarmos nossos pés no chão, relaciona-se a nossa competência em tomar decisões diárias. Está ligado ao elemento terra e sua cor é a vermelha.Está associado a nível físico a coluna e orifícios de excreção (reto, anus, uretra) tais estruturas a nível psicossomático representam liberação.

Em termos psicológicos está vinculado aos instintos primários de sobrevivência, estar vida, alegrar-se com a vida, estar presente neste momento.

As pessoas com excesso de energia neste chacra podem apresentar paranóia em relação ao mundo e reagir defensivamente na maioria das situações. Também pode apresentar índole selvagem. O chacra raiz é responsável pela vontade de viver e também é considerada a sede da Kundalini energia que percorre ao longo da coluna vertebral circxundada por dois nadis o ida e pingala.

Portanto, hemorróidas, fissuras retais, e são sinais de disfunção no chacra básico ou raiz que relaciona-se com o segundo e o terceiro chacra cujos três primeiros chacras ocxrrespondem ao nosso modo animal e instintos básicos como agressividade, medo, dificuldades de viver, adaptação, troca de energia com o exterior, poder pessoal. Está associado ao intestino colón e delgado. Suas funções fisiológicas representam eliminação de substâncias anteriormente digeridas (processar os alimentos), assimilados (absorção de elementos necessários) e eliminação (dos resíduos supérfluos) funcionando harmonicamente para que o corpo mantenha estado equilibrado. Caso não se elimine o supérfluo poderá ocorrer acumulo de substâncias tóxicas a nível físico e emocional. Então vai para a mente esta toxicidade trazendo doenças que tem evoluído muito no planete como demências.

Demências, problemas de coluna, articulares, problemas de aprendizado estão vinculados a dispersão, falta de ancoramento e atenção sugerindo que o chacra básico não está ancorado no presente, na terra.

Podemos estimular o chacra básico caminhando com os pés desnudos na praia, na grama nos parques....abraçando uma árvore...trabalhando energéticamente e emocionalmente as dificuldades através do uso das essências florais, assim trabando o mental, o sutil para voivermos em harmonia.  Precisamos criar raízes saudáveis e condicionando nosso mental a estar no aqui e agora sem fuga. Não irmos para o passado ou para o futuro incerto mas nos trabalahr para assumir as responsabilidades de estarmos encarnados, vivos, em atividade. Quem não está presente tem dificuldades de realização de seus projetos de vida e pode se tornar um procastinador costumaz. Não termina nada que começa; começa e desiste ou nem tenta mudar sua trajetória.

Luta e fuga são aspecto de nosso ser primariamente diante das dificuldades de vida, que tem haver historicamente em o homem ser um caçador, um coletor e estar sempre no modo de incerteza quanto sua sobrevivência física. Hoje outras situações ocorrem difuldades financeiras num mundo onde a cada dia hpa mais exigências, necessidades e cobranças.

Gratidão.

Próximo curso presdnecial no Rio de Janeiro dia 27-10-2018

Os meridianos da Medicina Chinena e as essências florais de Bach e Saint Germain

informações rosangelaflorais@gmail,.com

de 9 ás 18 hs no Mengo palace Hotel no Flamengo

Este urso é dado anualmente no Rio.

O próximo só em 2019. Então amigos aproveitem